O que é um hepatologista? Ele é especialista em fígado. Isso significa um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do fígado.

A hepatologia é um ramo da medicina que estuda, previne, diagnostica e trata doenças do fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas. O termo hepatologia é derivado das palavras gregas “hepatikos” e “logia”, que significam fígado e estudos, respectivamente.

As doenças hepáticas afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Eles estão associados a uma série de resultados ruins, incluindo transplante de fígado e câncer de fígado. Em particular, as hepatites B e C são as principais causas de câncer de fígado. O abuso de álcool tem sido associado a doenças como cirrose e outras complicações graves.

As principais causas de doença no fígado são: hepatite viral, doença hepática gordurosa e doença hepática alcoólica.

Doenças tratadas por um hepatologista?

As doenças mais importantes tratadas por um hepatologista são:

  • Esteatose hepática (Gordura no fígado)
  • Uso abusivo de bebidas alcoólicas.
  • Cirrose hepática
  • Infecções pelo vírus da Hepatite A, B e C (Esses são só os mais comuns.)
  • Toxicidade por drogas, especialmente causadas por anti-inflamatórios
  • Icterícia
  • Hemorragia gastrointestinal causada por hipertensão portal (Varizes de esôfago)
  • Condições genéticas que afetam o fígado
  • Esquistossomose
  • Transplante de fígado
  • Câncer de fígado
  • Pancreatite, geralmente causada por álcool ou cálculos biliares

Para se tornar um hepatologista, o médico geralmente especializar-se em Clínica Médica ou Infectologia. Para os que cursaram CM, é possível fazer a residência de Gastroenterologia ou, como no meu caso, ingressar diretamente na Residência Médica de Hepatologia

Razões para consultar um Hepatologista:

Em geral, seu médico pode encaminhá-lo a um hepatologista para avaliação se detectar alguma das condições mencionadas acima ou notar alterações em seus exames ou sintomas. Por exemplo:

1) Você tem resultados anormais da função hepática: Os exames de sangue da função hepática verificam o funcionamento das enzimas e proteínas hepáticas. Se os resultados do seu exame de sangue forem muito altos ou muito baixos, isso pode indicar problemas hepáticos, como hepatite, cirrose ou envenenamento por drogas.

2) Sintomas relacionados a doença hepática:

Sangramento gastrointestinal súbito: Sangramento súbito do trato gastrointestinal superior pode indicar sangramento de cirrose hepática. A cicatrização da cirrose, que pode ser causada por hepatite ou uso crônico de álcool, pode causar danos e anormalidades nos vasos sanguíneos do esôfago e do estômago. Essas feridas podem rasgar e causar vômitos com uma grande quantidade de sangue.

Icterícia: Neste caso, a pele e o branco dos olhos adquirem uma tonalidade amarelada. Essa cor amarelada resulta do acúmulo de bilirrubina, um tipo de pigmento biliar que se forma como resultado da quebra da hemoglobina. Quando a bilirrubina se acumula, seu fígado não funciona tão bem quanto deveria para mover a bilirrubina para o trato digestivo. Você pode desenvolver icterícia por hepatite, obstrução biliar, toxicidade por anti-inflamatórios, doenças autoimunes ou envenenamento por toxinas (como chás e ervas), todos os quais podem causar danos ao fígado ou até mesmo insuficiência hepática. O ‘amarelão’ da pele e dos olhos pode ser acompanhado por urina marrom escura. A urina marrom pode ser um sinal de que o fígado e os rins não estão funcionando corretamente. É comum também ocorrer uma coceira de forte intensidade, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Hepatomegalia: quando o fígado é maior do que deveria. Certas doenças hepáticas podem fazer com que o fígado aumente. Além disso, problemas fora do fígado, como doenças cardíacas, também podem causar aumento do tamanho do fígado.

Hepatologista perto de mim?

O clínico geral encaminha a maioria dos pacientes para um hepatologista. As pessoas podem ser encaminhadas por vários motivos, como testes de função hepática anormais, icterícia, abuso de álcool ou suspeita de hepatite. Se você não tem certeza se seu problema está relacionado ao fígado, é melhor consultar um médico.

Algumas pessoas também têm problemas hepáticos contínuos ou procuram atendimento pré/pós-operatório. Outros pacientes podem ser encaminhados para um especialista, mas gostariam de uma segunda opinião.

Se você quer saber se o seu hepatologista é certificado e credenciado, você pode consultar no site da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Como eu sempre digo: na dúvida, procure um hepatologista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *